27/02/2023 às 09h37min - Atualizada em 27/02/2023 às 09h58min

Seis deputados federais de MT assinam CPMI para investigar o dia 8 de Janeiro

Juarez e Emanuelzinho não assinaram o requerimento de abertura da comissão

RDNews
https://www.rdnews.com.br/legislativo/seis-deputados-federais-de-mt-assinam-cpmi-para-investigar-o-dia-8-de-janeiro/172488

Seis dos oito  deputados federais de Mato Grosso assinaram o requerimento para criação da  Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos que ocorreram no dia 08 de janeiro, em Brasília. Naquele dias, as  sedes do Congresso Nacional,  Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto foram invadidas e depredadas por manifestantes radicais.

Amália Barros, Abílio Brunini, Fábio Garcia, Coronel Assis, Coronel Fernanda e José Medeiros assinaram requerimento para criação de CPMI no Congresso


Dos representantes de Mato Grosso, o requerimento  recebeu assinaturas dos deputados federais Abilio Brunini (PL), Amália Barros (PL), , Coronel Fernanda (PL), José Medeiros (PL), Coronel Assis (União Brasil) e Fábio Garcia (União Brasil), todos bolsonaristas. Não assinaram  Juarez Costa (MDB) e Emanuelzinho (MDB), que é vice-líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados.

O requerimento da  CPMI foi apresentado pelo  deputado federal  bolsonarista André Fernandes (PL-CE) e será composta por 15 senadores e 15 deputados federais. O parlamentar cearense garante ter  assinaturas suficientes para abertura da investigação.
Fábio Garcia afirma  que:  “O Brasil quer esclarecimentos sobre os atos de 8 de janeiro ocorridos em Brasília.”  Por isso diz: “Esperamos que está   ajude a explanar os fatos e responsabilizar quem, por ação ou omissão, permitiu a invasão e depredação das nossas instituições”.
Já Amália Barros comemorou a coleta das assinaturas de 171 deputados federais e 27 senadores. “Queremos apenas clareza nas informações e que os culpados sejam responsabilizados”, concluiu.

O presidente  da República Lula  é contra a CPMI. Alega que existem  “instrumentos para fiscalizar o que aconteceu” no dia 8 de janeiro por outras  vias  e diz  a  instalação de  comissão no Congresso “pode não ajudar” e “criar uma confusão tremenda”. BOLSONARISTAS Seis deputados federais de MT assinam CPMI para investigar o dia 8 de Janeiro Seis deputados federais de Mato Grosso assinam CPMI do 8 de Janeiro O requerimento da  CPMI foi apresentado pelo  deputado federal  bolsonarista André Fernandes (PL-CE) e será composta por 15 senadores e 15 deputados federais

Fonte: https://www.rdnews.com.br/legislativo/seis-deputados-federais-de-mt-assinam-cpmi-para-investigar-o-dia-8-de-janeiro/172488


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.