02/03/2023 às 20h47min - Atualizada em 03/03/2023 às 11h46min

Janaina denuncia morte de criança no HMC e classifica CPI como "bizarra"

Deputada usou as redes sociais para se manifestar sobre a saúde de Cuiabá

Da Redação

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) usou as suas redes sociais para parabenizar o Ministério Público por ter ingressado na Justiça para suspender o que chamou de "CPI Bizarra" instalada pela Câmara Municipal de Cuiabá para investigar a intervenção feita pelo Governo do Estado na Secretaria Municipal de Saúde, determinada pelo Tribunal de Justiça em janeiro deste ano.

Janaina ainda revelou ter recebido a denúncia sobre a morte de uma criança por conta do fechamento da UTI pediátrica no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e afirmou que vai encaminhar toda a documentação que possui ainda nesta sexta-feira (03) ao Ministério Público Estadual (MPE) e ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“Vocês já pensaram uma CPI bizarra para não mostrar os rombos na saúde de Cuiabá? Isso é cortina de fumaça e eu só posso parabenizar o Ministério Público por agir para tentar impedir isso. Hoje mesmo eu recebi uma denúncia muito grave, muito séria, sobre uma criança que ficou a tarde toda na porta do HMC sem que tivesse atendimento. A UTI Pediátrica lá está vazia por falta de pagamento de médicos então não tinha médico lá para atender e essa criança veio a óbito por omissão de socorro", criticou.

"Tudo isso, graças ao desastre na gestão da saúde pública de Cuiabá, que tem como gestor principal o prefeito Emanuel Pinheiro. Esse é apenas um caso que chegou até mim, agora imagina quantas pessoas estão morrendo esperando a intervenção acontecer para que a gente posso ter noção do tamanho do problema e a começar a construir de fato uma saúde pública mais digna para toda população cuiabana e mato-grossense”, completou.

Segundo a deputada, o denunciante destacou que várias tentativas de reuniões foram feitas com o diretor do HMC para reverter o fechamento da UTI Pediátrica, mas que nada foi feito para impedir a ação. Os médicos, de acordo com Janaina, estão sem receber desde outubro e deixaram de prestar o serviço para o hospital.
Esta semana, uma blitz da saúde feita no local por parlamentares da Câmara Federal, vereadores de Cuiabá e a equipe da deputada Janaina Riva, verificou o fechamento de 10 leitos de UTI pediátrica e falta de remédios na farmácia central.

“O diretor do HMC sabia de tudo isso que iria acontecer e nada fez, nos ignorou, finge demência até hoje, fechou os olhos para essa situação. O que mais me espanta é a cara de pau dele falar que é culpa da intervenção. Isso não tem nada a ver. A UTI pediátrica parou o serviço na quarta-feira, 04/01/23, às 13 horas. Não existia  intervenção nenhuma. A intervenção aconteceu alguns dias depois que a UTI já estava fechada”, consta do relato da denúncia recebida pela deputada.

Na visão da deputada, ao invés de fazer uma CPI para investigar a intervenção, a Câmara poderia investigar as mortes que estão acontecendo na Capital. A parlamentar ainda voltou a defender a retomada da intervenção, que foi suspensa por determinação do Superior Tribunal de Justiça e atualmente em julgamento pelo Órgão Especial do TJMT.

"Isso sim é um absurdo. Isso é motivo de vergonha para gente enquanto político, ver que isso está acontecendo. Enquanto as pessoas estão fazendo politicagem e querendo fazer gracinha, nós temos pessoas morrendo esperando na fila. Ainda bem que temos um Tribunal de Justiça e um Ministério Público que funcionam no nosso Estado. Nós queremos a intervenção sim e queremos saber para onde foi o dinheiro da saúde”, finalizou. DEFENDE INTERVENÇÃO Janaina diz que CPI da Câmara é "bizarra" e denuncia morte de criança no HMC Janaina diz que CPI é "bizarra" e denuncia morte de criança no HMC Parlamentar vê caos na saúde da Capital e quer a retomada da intervenção feita pelo Estado e suspensa pelo STJ.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.