20/02/2024 às 20h44min - Atualizada em 21/02/2024 às 00h01min

Wilson critica antecipação de eleição da Mesa da Assembleia: "Que seja a última"

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) criticou a articulação para antecipação da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALMT) para o biênio 2025/2026, que estava programada para setembro deste ano. Por se tratar de ano eleitoral, parlamentares tentam "puxar" o pleito para junho, visando ter mais tempo para se dedicarem às eleições municipais de suas respectivas bases.Em visita ao Rdtv e entrevista ao #rdnews,...

RDNews
https://www.rdnews.com.br/legislativo/wilson-critica-antecipacao-de-eleicao-da-mesa-da-assembleia-que-seja-a-ultima/188879

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) criticou a articulação para antecipação da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALMT) para o biênio 2025/2026, que estava programada para setembro deste ano. Por se tratar de ano eleitoral, parlamentares tentam "puxar" o pleito para junho, visando ter mais tempo para se dedicarem às eleições municipais de suas respectivas bases.
Em visita ao Rdtv e entrevista ao #rdnews, Wilson comentou sobre o tema e defendeu que esta seja a última antecipação feita pelo Parlamento estadual, devendo os deputados retornarem para o que manda o regimento interno, ou seja, 1º de fevereiro, referente ao primeiro mandato de cada biênio.
"É provável que haja a antecipação das eleições, de setembro para junho. É o pleito de alguns deputados por conta de eleição municipal. Eu defendo que seja a última antecipação e que volte as eleições a acontecerem no dia 1º de fevereiro", disparou.


Rodinei Crescêncio/Rdnews

A tendência é de que as tratativas iniciem oficialmente durante reunião do Colégio de Líderes nesta quarta-feira (20). O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (União Brasil), que está no 4ª mandato consecutivo à frente do Parlamento, vai disputar a Prefeitura de Cuiabá e não vê empecilhos para a antecipação.
Para Wilson, no entanto, a costura de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) atende mais uma vez ao "casuísmo" político, quando ocorre uma manobra na legislação vigente. "Isso é um casuísmo que fizeram, e esse casuísmos têm que acabar, na minha opinião. A eleição da Mesa sempre foi feita no dia 1º de fevereiro", endossou.
Por fim, pontuou que, a princípio, há dois nomes cotados para o pleito, sendo o deputado Max Russi (PSB), que teria a "garantia" de ser eleito após acordo para herdar o comando de Botelho, e o deputado Júlio Campos (União Brasil), que prega a necessidade de ruptura do "continuísmo" de um único grupo à frente da Assembleia.
"Há essa possibilidade. [Júlio e Max estão se articulando] de maneira discreta. Há, sim, movimento de ambos", frisou. NOVO BIÊNIO Wilson critica antecipação de eleição da Mesa da Assembleia: "Que seja a última" Wilson critica antecipação de eleição da Mesa da AL: "Que seja a última" Eleição estava prevista para setembro, mas devido às eleições municipais, deve ser "puxada" para junho

Fonte: https://www.rdnews.com.br/legislativo/wilson-critica-antecipacao-de-eleicao-da-mesa-da-assembleia-que-seja-a-ultima/188879


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.