20/05/2024 às 20h45min - Atualizada em 21/05/2024 às 00h01min

Bandidos tentando entrar na política não é exclusividade de MT, diz secretário

O secretário de Estado de Segurança Pública (SESP), coronel PM César Roveri, afirmou nesta segunda-feira (20) que não é exclusividade de Mato Grosso a tentativa de faccionados de se infiltrarem na política e aumentarem seus tentáculos de atuação perante a sociedade. Porém, ressaltou que a pasta tem desempenhado um trabalho de inteligência para desarticular os grupos criminosos que tentam diversificar o "modus...

RDNews
https://www.rdnews.com.br/executivo/bandidos-tentando-entrar-na-politica-nao-e-exclusividade-de-mt-diz-secretario/193339

O secretário de Estado de Segurança Pública (SESP), coronel PM César Roveri, afirmou nesta segunda-feira (20) que não é exclusividade de Mato Grosso a tentativa de faccionados de se infiltrarem na política e aumentarem seus tentáculos de atuação perante a sociedade. Porém, ressaltou que a pasta tem desempenhado um trabalho de inteligência para desarticular os grupos criminosos que tentam diversificar o "modus operandi".
Roveri relembrou que, nos últimos meses, membros de facções e de organizações criminosas que se colocavam como pré-candidatos foram presos no âmbito das operações Apito Final e La Catedral, clara demonstração de que o Estado está pronto para cumprir o seu papel no enfrentamento ao crime.
"Isso não é um privilégio de Mato Grosso. A gente tem encontros nacionais com secretários de Segurança Pública, onde conversamos e traçamos estratégias. Inclusive, a nível nacional e cada um difunde no seu estado, nós vemos que isso acontece em outros estados também. Temos alguns pontos focais na Capital e interior do estado", comentou.


Mayke Toscano/Secom-MT

O chefe da pasta salientou que além de identificar os criminosos que tentam se infiltrar na política, há o compartilhamento de dados com a Justiça Eleitoral para que haja o indeferimento das pré-candidaturas, assim, na prática, o "poder paralelo" encontra barreiras na sua tentativa de inserção na vida política.
"A Sesp já está trabalhando neste sentido. Ela não vai [combater], já está [combatendo]. Tivemos ações da Polícia Civil através de investigações robustas, que tiveram dois pré-candidatos na Capital e um pré-candidato no interior, que já foi identificado também e está respondendo processo. Isso tudo é trazido à Justiça Eleitoral, para que haja essa questão da não possível candidatura desse tipo de pessoa do crime organizado, inserido na política. O Governo do Estado está fazendo o seu papel", argumentou.
Durante instalação do Gabinete de Gestão Integrada das Eleições Municipais 2024, Roveri reiterou o empenho em favor do fortalecimento e transparência das eleições, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).
"Tudo que nós temos de estrutura de Segurança, o Governo de Mato Grosso, através da Sesp, está colaborando e vai empregar todo o esforço possível para que tenhámos eleições seguras, transparentes e democráticas", disse.
No ano passado, o deputado estadual Wilson Santos (PSD), chegou a dizer que haveriam parlamentares na Assembleia Legislativa (ALMT) "fechados" com o Comando Vermelho (CV), facção atuante no estado, porém, diante da imensa repercussão e cobranças para dar o nome dos "representantes do crime", tratou de colocar panos quentes, já que não possuía provas - baseando-se apenas na declaração do ex-chefe da Sesp, Alexandre Bustamante, que lhe havia supostamente confidenciado. INFILTRADOS NOS PODERES Bandidos tentando entrar na política não é exclusividade de MT, diz secretário Bandidos tentando entrar na política não é exclusividade de MT, diz Roveri Secretário de Segurança Pública salienta atuação para "barrar" candidaturas de faccionados no estado

Fonte: https://www.rdnews.com.br/executivo/bandidos-tentando-entrar-na-politica-nao-e-exclusividade-de-mt-diz-secretario/193339


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.