25/02/2023 às 05h00min - Atualizada em 25/02/2023 às 06h00min

Você viu? Imperatriz e Mocidade campeãs, tragédia no litoral, chacina em Sinop, 1 ano de guerra na Ucrânia e o mistério da esfera

Uma seleção de reportagens publicadas no g1 com as notícias de 20 a 24 de fevereiro.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/02/25/voce-viu-imperatriz-e-mocidade-campeas-tragedia-no-litoral-chacina-em-sinop-1-ano-de-guerra-na-ucrania-e-o-misterio-da-esfera.ghtml


Uma seleção de reportagens publicadas no g1 com as notícias de 20 a 24 de fevereiro. A vitória das escolas de samba Imperatriz Leopoldinense, no Rio, e Mocidade Alegre, em SP. A tragédia da chuva no Litoral Norte de São Paulo. A chacina que tirou a vida de sete pessoas em um bar em Sinop (MT). Um ano da invasão da Rússia à Ucrânia. E a misteriosa esfera gigante que apareceu em uma praia do Japão.
? Newsletter: receba um resumo de notícias do dia no seu e-mail
Imperatriz e Mocidade campeãs

Montagem mostra carros alegóricos da Imperatriz Leopoldinense e da Mocidade Alegre
Ricardo Moraes/Reuters; Fábio Tito/g1
Uma fábula sobre Lampião e a história de Yasuke, considerado o primeiro samurai negro: foram esses enredos que, respectivamente, deram vitória às escolas de samba Imperatriz Leopoldinense, no Rio, e Mocidade Alegre, em São Paulo. Para a Imperatriz, significou o fim de um hiato de 22 anos sem ser campeã, um ano depois de voltar à elite do carnaval carioca. Para a Mocidade, foi a chance de se tornar a segunda escola mais vitoriosa, atrás apenas da Vai-Vai. Neste sábado, elas voltam a cruzar a Sapucaí e o Anhembi para os desfiles das campeãs.
E também teve isso...
Em Salvador, o Troféu Bahia Folia foi para o hit de Léo Santana, ouvido nos carnavais do país inteiro. "Zona de Perigo" invadiu as ruas e foi muito além das dancinhas gravadas no TikTok. Houve outros momentos memoráveis, ainda que nem todos incríveis: de Anitta e Fátima Bernardes no "modo anônimas" entre os foliões ao vira-lata que dormiu no palco de Marina Sena e à chuva que arrastou foliões e banheiros químicos.
MULTIDÃO: Com 200 mil pessoas, bloco de Pabllo Vittar em SP é encerrado quase uma hora antes por segurança
QUARTA DE CINZAS: Carlinhos Brown não é escalado para abrir Arrastão em Salvador e faz desabafo
Tragédia no Litoral Norte de SP
FOTOS mostram destruição após temporal devastador na Barra do Sahy
Rauston Naves/TV Vanguarda
"Tragédia anunciada" : foi assim que o Ministério Público descreveu, ainda em 2021, a ocupação de encosta na Vila do Sahy, um dos locais do Litoral Norte mais atingidos pela chuva que deixou mais de 50 mortos. Moradores da região disseram que sequer foram alertados sobre o risco de deslizamentos. Dois dias antes da tragédia, o governo de São Paulo e a Prefeitura de São Sebastião foram avisados do risco de desastre, mas as mensagens sobre chuva e alagamentos enviadas por SMS pela Defesa Civil não foram suficientes para preservar as vidas.
Na manhã deste sábado, as buscas seguiam pelo sétimo dia. O maior navio da Marinha foi enviado para a região para funcionar como hospital de campanha, com 300 leitos. Mas os reflexos da maior catástrofe que a região já viveu ainda devem ser sentidos por um longo período. A Prefeitura de São Sebastião pediu empatia dos turistas e solicitou que não visitem a cidade no momento. Nos mercados, as prateleiras ficaram vazias, e há relatos de venda do litro de água por R$ 40. O Procon começou a fiscalizar os preços abusivos.
EXCLUSIVO: Veja imagens aéreas da destruição na Vila do Sahy
VÍDEO: Quais foram as cidades do Litoral Norte mais atingidas
RELATO: 'Cenário de guerra e destruição', diz homem que teve a casa destruída no temporal
PREVENÇÃO: Só 62% da verba para desastres em SP foram aplicadas nos últimos 12 anos
Chacina em Sinop
Edgar Ricardo de Oliveira se entrega à polícia após matar 7
Reprodução
Uma aposta em um bar durante jogo de sinuca no valor de R$ 4 mil motivou uma chacina que tirou a vida de sete pessoas em Sinop, no interior de Mato Grosso. As imagens da câmera de segurança mostram dois homens com uma espingarda 12mm e uma pistola 38 disparando contra as vítimas perto de uma parede do bar. Entre os mortos, seis homens com idade entre 35 e 48 anos, e uma adolescente de 12 anos, filha de um sobrevivente.
Os dois atiradores, Edgar Ricardo de Oliveira, de 30 anos, e Ezequias Souza Ribeiro, de 27 anos, tinham passagem pela pela polícia. Ezequias acabou morto em confronto com policiais. Edgar, que tinha autorização para porte de arma de CAC (Colecionador, Atirador Esportivo e Caçador) e passagem na polícia por violência doméstica, se entregou e, até a publicação desta reportagem, seguia preso.
IMAGENS FORTES: Vídeo mostra momento em que assassinos efetuam disparos
Um ano de guerra na Ucrânia
Mulher carrega seu gato enquanto passa por prédios destruídos por bombardeios russos, em meio à invasão russa em Borodyanka, na região de Kyiv, Ucrânia, em abril de 2022
Zohra Bensemra/Reuters
A invasão da Ucrânia pelos russos completou um ano nesta sexta-feira (24) com milhares de mortes e a fuga de quase 18 milhões de ucranianos do país - parte deles já retornou. Cidades inteiras foram reduzidas a escombros, e o conflito alimentou temores de uma nova guerra mundial envolvendo armas nucleares da Rússia e dos Estados Unidos.
O g1 preparou uma linha do tempo que mostra as diferentes fases do conflito, dos primeiros bombardeios e a contraofensiva de Kiev até a atual fase de ataques à infraestrutura de energia e a resposta que a Ucrânia pode estar prestes a dar (entenda). Rússia e EUA sinalizaram recentemente que a guerra ainda deve ir longe. E o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o fim do acordo nuclear com os americanos, sob o alerta da Otan de que a decisão torna o mundo mais perigoso.
CENÁRIOS: A guerra da Ucrânia vai acabar este ano?
RELAÇÕES EXTERIORES: Rússia diz que estuda proposta de Lula para a paz na Ucrânia
ANTES DA GUERRA: 10 fotos que registram os dias que anteciparam a invasão russa
O ASSUNTO: Possibilidade de cessar-fogo está cada vez mais distante, avalia professor
Esfera misteriosa no Japão
Bola de ferro em praia do Japão
Reuters
Uma esfera de metal marrom-alarajada de cerca de 1,5 metro de diâmetro e com marcas de ferrugem apareceu em uma praia do Japão. Moradores e a polícia da cidade de Hamamatsu ficaram intrigados. Um esquadrão antibombas chegou a isolar a área. Um vídeo mostra o material sendo observado por autoridades. Uma análise com raio X identificou que o interior dela é oco.
Apesar das especulações, o material, que foi apelidado de "ovo de Godzilla", não parece ser ofensivo. O oceanógrafo Mark Inall, da Associação Escocesa de Ciências Marinhas, disse tratar-se de um tipo de boia para manter instrumentos flutuando no oceano. De acordo com ele, muitas delas surgem com frequência na costa da Escócia. Uma autoridade local disse à imprensa estar "aliviado" porque "o trabalho acabou". A esfera deverá ser armazenada "por um certo período de tempo" e depois será "descartada".

do G1



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/02/25/voce-viu-imperatriz-e-mocidade-campeas-tragedia-no-litoral-chacina-em-sinop-1-ano-de-guerra-na-ucrania-e-o-misterio-da-esfera.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.