Várias gerações depois, o impressionismo de Claude Monet segue a encantar o olhar humano por meio de obras que realçam a beleza de jardins coloridos. As pinceladas do célebre artista parisiense chegarão a Cuiabá de um jeito diferente, e que valoriza o livre acesso à arte e à cultura. A exposição do Educativo Itinerante Monet à Beira D’Água, patrocinado pelo grupo Iguá, percorrerá escolas da rede pública da capital, incluindo distritos na zona rural, a partir desta semana. Um total de 1.500 estudantes serão atendidos.
A exposição itinerante já circulou por mais de 70 municípios, em diferentes Estados, atendendo a mais de 21 mil estudantes presencialmente nas escolas públicas contempladas, levando a vivência e a obra de Claude Monet de forma gratuita. Após a temporada em Cuiabá, o Educativo seguirá para Minas Gerais.
Os principais objetivos da exposição Monet à Beira D'água são democratizar o acesso à arte, estimular a criatividade, encantamento e imaginação e valorizar os saberes, corporeidade e as identidades locais. Uma série de atividades são aplicadas aos jovem pelos educadores do grupo. Uma delas é uma imersão com óculos de realidade virtual, que mergulha os alunos pela obra do inigualável artista impressionista, passando desde o Musée de l'Orangerie, em Paris, até o ateliê do pintor francês.
Para além da vivência realizada em escolas do sistema público de Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Amazonas, o Educativo ainda tem a proposta de possibilitar um prolongamento dessa experiência, por meio do oferecimento de oficinas que podem ser reproduzidas pelos professores das escolas visitadas, disponíveis no website da exposição.
‘’O objetivo maior da vivência é provocar o pensamento crítico, refletir sobre novas leituras de mundo, sensibilizar, motivar o encontro consigo mesmo, a expressividade e as expressões de cada aluno. São várias as habilidades trabalhadas a partir de uma pedagogia relâmpago, que acontece com uma intensidade pedagógica grande, mas que, sobretudo, provoca a emoção, o que constrói a longevidade da vivência em cada escola‘’, destaca o coordenador de campo, Danilo Tomic.
Sustentabilidade Seguindo pelos temas água, terra, tempo e luz, presentes na obra de Monet, o Educativo alinha-se às diretivas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Agenda 2030 e dos 5 R’s da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
“A sustentabilidade é um tema transversal, que a todos nós importa. Vê-lo trabalhado de uma forma tão bonita e sensível junto às crianças e adolescentes é louvável. A Águas Cuiabá e o Grupo Iguá se sentem orgulhosos em apoiar essa iniciativa, que dialoga com a água e o compromisso com o meio ambiente em companhia da arte e cultura – também essenciais à vida”, ressalta Renato Carlini Camargo, diretor geral da Águas Cuiabá.
Princípios como a simplicidade, a interdisciplinaridade e a pluralidade guiam o projeto, que articula a cultura e a educação como elos de uma mesma corrente. Mensagem de que cultura e educação devem andar lado a lado, para que estudantes possam expandir suas referências, modos de pensar e de se expressar. Confira a programação do Educativo Itinerante Monet à Beira D’Água:
10/04EMEBC Herbert de SouzaAvenida Rotatória, s/n, Comunidade Rural Cinturão Verde
11/04EMEB josé Luís Borges GarciaRua Prof. Lorivande Nunes Chaves, nº 699, Bela Vista
12/04EMEBC Nossa Senhora da Penha de FrançaRua Benedito D Pedroso, s/n, Distrito do Coxipó do Ouro
13/04EMEBC Profª Benedita Xavier RodriguesRua Luiz Firmino da Fonseca, nº 94, Distrito da Guia
14/04EMEB Senhorinha Ana Alves de OliveiraRua Av. Emanoel Pinheiro, s/n, Jardim Vitória.