Mato Grosso em Foco Publicidade 1200x90
20/04/2023 às 07h59min - Atualizada em 20/04/2023 às 12h17min

Clarão misterioso sobre Kiev pode ter sido provocado por meteorito, diz agência espacial ucraniana

Agência, porém, afirmou que ainda não possui dados suficientes para 'determinar sua natureza exata'. Já a Nasa descartou que o objeto era um satélite.

G1
https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/04/20/flash-misterioso-sobre-kiev-pode-ser-meteorito-diz-agencia-espacial-ucraniana.ghtml

Agência, porém, afirmou que ainda não possui dados suficientes para 'determinar sua natureza exata'. Já a Nasa descartou que o objeto era um satélite. Flash misterioso sobre Kiev pode ser meteorito
O misterioso clarão que iluminou o céu sobre Kiev na quarta-feira (19), onde desencadeou um breve alerta antiaéreo, pode ter sido provocado por um meteorito, disse a agência espacial ucraniana nesta quinta (20).
"Não podemos identificar o objeto exatamente. Nossa hipótese é que seja um meteorito, mas não temos dados para determinar sua natureza exata", disse à AFP Igor Korniyenko, vice-chefe do centro de controle da agência espacial ucraniana.

"Os instrumentos de observação registraram uma forte explosão, registramos e determinamos onde ocorreu" no céu, acrescentou.
Segundo Korniyenko, a agência espacial não conseguiu "avaliar o tamanho" do corpo que entrou na atmosfera, causando o clarão, mas, segundo ele, não atingiu o solo.
"De acordo com nossos dados, não atingiu a Terra, não houve impacto porque não há dados sísmicos", explicou Korniyenko.
Um pouco antes, a administração militar da cidade descartou que o flash, que gerou um alerta antiaéreo, fosse devido à queda de um satélite ou a um ataque de míssil russo.
"Não foi um ataque com mísseis e nossa defesa aérea não usou suas armas", disse o governo em um comunicado.
A Nasa também descartou que o objeto fosse um satélite voltando para a Terra.

do G1



Fonte: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/04/20/flash-misterioso-sobre-kiev-pode-ser-meteorito-diz-agencia-espacial-ucraniana.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.