Mato Grosso em Foco Publicidade 1200x90
25/04/2023 às 18h45min - Atualizada em 25/04/2023 às 18h45min

Gefron, Força Nacional e PF apreendem quase meia tonelada de cloridrato de cocaína

Em 11 dias, esta é a quarta grande apreensão de drogas registrada na região de fronteira, ultrapassando 1,8 tonelada de cocaína retiradas de circulação

https://www.secom.mt.gov.br/web/sesp/-/gefron-for%C3%A7a-nacional-e-pf-apreendem-quase-meia-tonelada-de-cloridrato-de-coca%C3%ADna

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron), em ação conjunta com a Polícia Federal (PF) e a Força Nacional de Segurança (FNS), apreendeu no fim da tarde de segunda-feira (24.04) aproximadamente 500 quilos de cloridrato de cocaína em uma região de fazendas na Serra de Santa Bárbara, entre Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima, próximo à divisa com Bolívia.

Três pessoas foram presas. Também foram apreendidos três veículos e duas armas de fogo. A estimativa de prejuízo ao crime é de R$ 10,6 milhões. Em 11 dias, esta é a quarta grande apreensão de drogas registrada na região de fronteira, ultrapassando 1,8 tonelada de cocaína retiradas de circulação.


De acordo com o coordenador do Gefron, tenente-coronel Manoel Bugalho, a ocorrência teve início a partir de uma denúncia anônima informando que na Serra de Santa Bárbara estava havendo uma movimentação estranha de pessoas e carros.

“Essa informação foi investigada pela Inteligência do Gefron junto com a Polícia Federal e, nesta segunda-feira, determinamos que as equipes deslocassem para o local, onde foi feita uma varredura e encontrados 15 fardos contendo cloridrato de cocaína”, disse.

Todo o material e os suspeitos, sendo um administrador e um tratorista, de 33 e 32 anos respectivamente, e uma auxiliar de padaria, de 39 anos, foram encaminhados para Polícia Federal em Cáceres para continuidade das investigações.

Outras apreensões

No dia 18 deste mês, também em Vila Bela da Santíssima Trindade (421 km ao Oeste de Cuiabá), o Gefron, a Polícia Federal e o Exército Brasileiro apreenderam outros 15 fardos contendo 485,3 kg também de cloridrato de cocaína. A apreensão aconteceu durante a Operação Hórus – Guardiões das Fronteiras.

Antes, no dia 14 deste mês, as forças de segurança estadual e federal, com apoio da Polícia Militar (PM) de Rondônia, retiraram de circulação 384 kg de cocaína, nas proximidades de uma pista de pouso, localizada no município de Pimenteiras do Oeste (RO).

Já no sábado passado (22.04), foram apreendidos 492,8 quilos de cloridrato de cocaína, em Brasnorte (580 km a noroeste de Cuiabá). Também nesta ocorrência a apreensão foi realizada após o recebimento de uma denúncia anônima feita ao 0800-646-1402 dando conta sobre um possível carregamento escondido próximo a pista de pouso localizada em uma área rural da cidade.

De posse das informações, o Grupo Especial solicitou apoio do 7º Comando Regional da Polícia Militar de Tangará da Serra, que enviou uma equipe de Força Tática para o local indicado e iniciando as buscas até a chegada das equipes do Gefron e da Polícia Federal. Durante as buscas, foram encontrados 15 fardos contendo 492,8 kg de cloridrato de cocaína.

As apreensões fazem parte do esforço conjunto e integrado das forças de segurança envolvidas para a repressão ao narcotráfico interestadual e internacional.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.