Mato Grosso em Foco Publicidade 1200x90
27/04/2023 às 10h19min - Atualizada em 27/04/2023 às 12h30min

Irã apreende petroleiro das Ilhas Marshall, dizem EUA

País do Pacífico tem tutela militar norte-americana. Teerã alegou que embarcação bateu em barco iraniano e tentou fugir.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/04/27/ira-apreende-petroleiro-das-ilhas-marshall-dizem-eua.ghtml


País do Pacífico tem tutela militar norte-americana. Teerã alegou que embarcação bateu em barco iraniano e tentou fugir. Trecho das Ihas Marshall, no Pacífico.
Reprodução
O Irã apreendeu um navio petroleiro com bandeira das Ilhas Marshal - um pequeno país no Pacífico sob tutela militar dos Estados Unidos - nesta quinta-feira (27), afirmou Washington.

De acordo com a Marinha dos Estados Unidos, o Irã apreendeu a embarcação no Golfo de Omã enquanto estava em trânsito em águas internacionais.
"O petroleiro emitiu um pedido de socorro durante a apreensão", declarou a 5ª Frota dos EUA, que monitora a região.
Teerã confirmou a apreensão que, segundo a TV estatal do país, foi feita pela Marinha do país. O governo iraniano alegou que a embarcação bateu em um barco de bandeira iraniana e tentou fugir na sequência. O governo das Ilhas Marshall não confirmou a versão.
As águas onde o navio foi apreendido, perto do Estreito de Ormuz, são um ponto crítico por onde transita pelo menos um terço do petróleo transportado por via marítima no mundo.
As Ilhas Marshall, ex-colônia do Reino Unido, já foram controladas pelos EUA, que, na Guerra Fria, realizaram uma série de testes nucleares no país. Os testes deixaram rastros de contaminação, e ilhas do arquipélago, como o atol de Biquini, chegaram a ter de ser esvaziadas.
Desde então, moradores locais vêm lutando contra atividades nucleares de grandes potências mundiais.
Apesar de hoje ser um país independente, as Ilhas Marshall mantêm um acordo com os EUA pelo qual as tropas norte-americanas são responsáveis militarmente pelo arquipélago.

do G1



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/04/27/ira-apreende-petroleiro-das-ilhas-marshall-dizem-eua.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.