Mato Grosso em Foco Publicidade 1200x90
09/05/2023 às 20h46min - Atualizada em 09/05/2023 às 20h46min

No aniversário de Mato Grosso Henrique Maluf lança pocket show “Fronteira Pantaneira” nesta terça-feira (09.05)

Músico recebe convidados como Pescuma, Lorena Ly e Guapo para celebrar rasqueado pantaneiro, ritmo único do Estado

Da redação

No dia em que Mato Grosso completa 275 anos de fundação, o músico Henrique Maluf lança seu pocket show “Fronteira Pantaneira”. O trabalho audiovisual celebra o rasqueado pantaneiro, gênero nascido no Estado e também chamado de “rasqueado de fronteira”.

“A ideia do projeto é apresentar esta música pantaneira, que surgiu ali próximo de Cáceres, cidade fronteiriça com a Bolívia, e tem um jeito de tocar, compor, pensar e agir bem singular. Como cacerense que sou e também pesquisador deste gênero, fico feliz de lançar no aniversário de Mato Grosso um trabalho que foi muito bem pensado e executado e é pura cultura daqui”, explica Maluf.


O pocket show, aliás, é um recorte do disco “1° Coletânea de Rasqueados Cacerenses”, que será lançado ainda neste ano com 13 músicas. Para o trabalho audiovisual, Henrique Maluf escolheu cinco canções. São elas:  Corre Menino, Acalanto Pantaneiro, Cheiro de Mato, Banho de Atrativo e Saranzeiro Velho.

Para cada uma delas, Maluf contará com a participação dos músicos Pescuma, Guapo, Adão da Harpa, Lorena Ly, Rocco Martins, dentre outros.

As músicas tiveram o arranjo e produção musical de Joelson Conceição e, no disco, contou com a participação de 36 musicistas. “Entre as releituras e as inéditas é possível notar uma crescente mudança nas formas da composição, tanto poética, quanto musicalmente. O objetivo destes trabalhos, tanto o disco quanto o pocket show, é de pensar a tradição e apropriá-la para que seja compreendida por todos. É torná-la moderna. O disco é regionalizado, porém com requintes sofisticados o que a torna num termo bastante conhecido como ‘world music’”, explica Henrique Maluf.

O lançamento do pocket show “Fronteira Pantaneira” será realizado no YouTube de Henrique Maluf (https://www.youtube.com/@henriquemaluf5709) e também em seu Instagram (https://instagram.com/henriquemaluf), a partir das 19h desta terça-feira (09.05).

O pocket show tem o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), a realização da Associação Mato-Grossense de Cultura (AMC) e apoio institucional do Instituto Realize e apoio cultural do Garden Produções.

SERVIÇO
O que: Pocket show “Fronteira Pantaneira”, por Henrique Maluf
Quando: 09 de maio
Horário: 19h
Local: YouTube (https://www.youtube.com/@henriquemaluf5709)  e Instagram (https://instagram.com/henriquemaluf)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.