Mato Grosso em Foco Publicidade 1200x90
10/05/2023 às 13h22min - Atualizada em 10/05/2023 às 13h22min

Deputado Francis Maris tem projeto de lei aprovado na ALMT que prevê melhoramento genético de bovinos em MT

PL foi aprovado em segunda votação.

Da redação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou hoje (10), em segunda votação, um projeto de lei n. 1156/2023 que prevê a criação do Programa de Incentivo ao Melhoramento Genético do Rebanho Bovino, de leite e de corte no estado. O intuito da propositura, apresentada pelo deputado estadual Francis Maris (PSDB), é aumentar a produtividade e a qualidade do rebanho aumentando a renda e a competitividade dos produtores.

Segundo o deputado, o projeto pretende democratizar o acesso a técnicas avançadas que buscam o melhoramento genético do rebanho para os produtores rurais do Estado. Francis Maris destacou que estes conhecimentos, após serem aplicados, resultarão em um maior rendimento na produção de carne e leite, aumentando a competitividade do produtor no mercado e contribuindo para a melhoria da economia do Estado.


O texto foi votado pelos deputados estaduais na sessão desta quarta, na ALMT, e aprovado em segundo turno. O parlamentar ressaltou ainda que a implementação do Programa de Incentivo ao Melhoramento Genético do Rebanho Bovino irá beneficiar principalmente os pequenos produtores rurais, que muitas vezes não têm acesso a técnicas de melhoramento genético avançadas, dificultando sua produção. Com o projeto, esses criadores poderão ter acesso a sêmen de qualidade reconhecida, e contar com serviços de alta qualidade para aprimorar o seu rebanho.

O deputado Francis Maris foi o único deputado estadual suplente que conseguiu a aprovação de um projeto de lei em 30 dias de legislatura.


“Fico feliz com a aprovação, deste projeto. Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do Brasil e Cáceres tem o maior do estado, sendo o maior exportador de touros Nelore do país. No entanto, precisamos melhorar a genética do nosso rebanho, já que metade dele é de raça não definida, os chamados ‘pé duros’,” afirmou Francis Maris.

O PL segue agora para o expediente e sanção do governador.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
  • 10/05/2023 às 21h41min

    Programa de Incentivo ao Melhoramento Genético do Rebanho Bovino irá beneficiar principalmente os pequenos produtores rurais, que muitas vezes não têm acesso a técnicas de melhoramento genético avançadas, dificultando sua produção.

Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.