Mato Grosso em Foco Publicidade 1200x90
24/05/2023 às 00h36min - Atualizada em 24/05/2023 às 09h41min

Primeiro-ministro diz que Japão não tem planos de entrar para a Otan

No começo do mês, embaixador japonês nos Estados Unidos disse que aliança militar planejava abrir escritório em Tóquio para facilitar consultas na Ásia.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/05/24/japao-otan-kishida.ghtml


No começo do mês, embaixador japonês nos Estados Unidos disse que aliança militar planejava abrir escritório em Tóquio para facilitar consultas na Ásia. Premiê japonês, Fumio Kishida, durante discurso em Tóquio
Yoshikazu Tsuno/Pool via REUTERS
O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida afirmou que o Japão não tem planos de entrar para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nesta quarta-feira (24). Por outro lado, Kishida disse saber que a organização tem planos de abrir um escritório no país.

A Otan é uma aliança militar formada por mais de 30 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Portugal. A organização foi criada em 1949 para fazer oposição à União Soviética.
Se isso se as intenções da aliança de abrir um escritório no Japão se concretizarem, será a primeira unidade administrativa da Otan na Ásia.
No começo de maio, o embaixador do Japão nos Estados Unidos afirmou que a Otan planejava abrir um escritório em Tóquio para facilitar consultas no continente asiático.
O primeiro-ministro do Japão disse que não sabe de nenhuma decisão tomada em relação à abertura do escritório, mas reafirmou que o país não deseja ingressar na Otan neste momento.
O Japão tem estreitado laços com a Otan nos últimos anos, diante do avanço militar da China. Em 2014, o então primeiro-ministro Shinzo Abe assinou um acordo de parceria com a aliança.
No ano passado, o Japão participou pela primeira vez da cúpula da Otan.
Recentemente, Japão e Estados Unidos fizeram exercícios militares em conjunto. Um desses testes, feito em abril, fez com que a China fechasse o mar próximo a Taiwan.
VÍDEOS: mais assistidos do g1

do G1



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/05/24/japao-otan-kishida.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.