Mato Grosso em Foco Publicidade 1200x90
31/05/2023 às 00h01min - Atualizada em 31/05/2023 às 00h03min

R$ 7,5 bilhões: 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2023 é pago hoje; consulte o seu nome

Montante vai beneficiar 4,1 milhões de contribuintes

Infomoney
https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/r-75-bilhoes-1o-lote-de-restituicao-do-imposto-de-renda-2023-e-pago-hoje-consulte-o-seu-nome/

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real, salário

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real, salário

A Receita Federal paga, nesta quarta-feira (31), o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. Serão disribuídos cerca de R$ 7,5 bilhões (um recorde em volume de dinheiro para um único lote) entre 4,1 milhões de contribuintes que preenchem os requisitos das prioridades para receber o benefício primeiro.

Só receberá a restituição quem já enviou a declaração com antecedência e planejamento. Se você ainda não cumpriu a obrigação tem até as 23h59 desta quarta para enviar o documento, mesmo que incompleto, para evitar multas e outros transtornos.

A temporada 2023 do Imposto de Renda consumiu 77 dias e termina com a expectativa de que ao menos 39,5 milhões de declarações serão enviadas à Receita Federal, outro recorde caso a estimativa vire uma realidade.

Quem vai receber a restituição no 1º lote?

O primeiro lote contempla as seguintes categorias:

Como fazer  a consulta?

Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se for detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la corrigindo as informações.

O aplicativo da Receita para tablets e smartphones também permite consulta sobre a liberação das restituições e situação CPF.

Como receber os valores?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix CPF. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (se a conta, por exemplo, foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB, ou ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deve requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Calendário de Pagamentos

Os outros lotes de restituição serão pagos nos seguintes dias:

  • primeiro lote (31 de maio);
  • segundo lote (30 de junho);
  • terceiro lote (31 de julho);
  • quarto lote (31 de agosto);
  • e quinto e último lote (29 de setembro).

 

 

 
 


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.