Mato Grosso em Foco Publicidade 1200x90
22/06/2023 às 23h20min - Atualizada em 23/06/2023 às 00h01min

Equipes de buscas por submarino começarão a ser desmobilizadas, diz Guarda Costeira dos EUA

Embarcações devem deixar o local de buscas nas próximas 24 horas, a partir desta quinta-feira (22). Veículos controlados remotamente vão continuar coletando evidências no fundo do mar.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/06/22/equipes-de-buscas-por-submarino-comecarao-a-ser-desmobilizadas-diz-guarda-costeira-dos-eua.ghtml


Embarcações devem deixar o local de buscas nas próximas 24 horas, a partir desta quinta-feira (22). Veículos controlados remotamente vão continuar coletando evidências no fundo do mar. O que é uma 'implosão' e o que acontece quando um submarino implode?
A Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou na noite desta quinta-feira (22) que irá começar a desmobilizar as equipes de buscas pelo submarino que implodiu no Atlântico Norte nas próximas 24 horas. Cinco pessoas que estavam na embarcação morreram.
Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram
O submarino da OceanGate desapareceu no domingo (18), iniciando uma operação de buscas por parte de autoridades norte-americanas e francesas. Nesta quinta-feira, destroços da embarcação foram encontrados, e a tripulação foi declarada morta.
O contra-almirante da Guarda Costeira dos Estados Unidos, John Mauger, afirmou que embarcações robóticas continuarão operando no fundo do mar para coletar evidências.
No entanto, Mauger não citou a tentativa de recuperação de restos mortais das vítimas. Neste caso, o resgate pode ser um desafio, por causa das condições extremas em grandes profundidades e da natureza do acidente.
Por outro lado, as embarcações tripuladas devem começar a ser desmobilizadas já nas próximas horas, segundo o almirante.
"Vamos começar a desmobilizar pessoal e embarcações do local ao longo das próximas 24 horas", disse Mauger.
O submarino que implodiu fazia uma expedição para os restos do Titanic, que naufragou em 1912. Os destroços do submergível foram encontrados a cerca de 500 metros do famoso navio, a aproximadamente 4.000 metros de profundidade.
LEIA TAMBÉM
O que é uma 'implosão' e o que acontece quando um submarino implode?
Marinha dos EUA detectou implosão de submarino da OceanGate dias atrás, diz jornal
Do início da expedição à confirmação de morte dos tripulantes: veja cronologia do submarino desaparecido
Navio que participou das buscas por submarino que despareceu durante expedição ao Titanic no Oceano Atlântico, em 20 de junho de 2023.
Guarda Costeira dos EUA
Destroços encontrados
A descoberta dos destroços nas áreas de buscas pelo submarino Titan foi feita por uma sonda perto de onde estão os restos do Titanic.
"Uma área com destroços foi descoberta dentro da área de busca por um veículo não tripulado perto do Titanic. Especialistas do comando unificado estão avaliando as informações", disse na manhã desta quinta o comando Nordeste da Guarda Costeira norte-americana, que coordena as operações de busca.
As vítimas que morreram na tragédia são:
o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino;
o empresário paquistanês Shahzada Dawood;
Suleman Dawood, que é filho de Shahzada;
o bilionário e explorador britânico Hamish Harding;
e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.
Desaparecimento
Confira, a seguir, um resumo com as principais perguntas e respostas sobre as buscas do submarino que desapareceu no Atlântico Norte.
? Qual o objetivo da expedição? Ver os destroços do Titanic, que afundou em 1912, no Oceano Atlântico.
? Onde estão os destroços do Titanic? A cerca 3,8 mil metros de profundidade, a 650 km da costa do Canadá.
? Quem organiza o passeio e quanto custa? A expedição é organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions, que cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro.
?️ Quando o submarino desapareceu? A expedição começou na sexta-feira (16), partido de Newsfoundland, no Canadá. A descida propriamente dita teve início no domingo (18). A expectativa inicial era que demorasse cerca de duas horas para chegar aos destroços do Titanic, mas o módulo perdeu comunicação após 1 hora e 45 minutos de viagem.
? Como era submarino? Chamado Titan, ele:
tinha 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura;
pesava mais de 10 toneladas e era feito de fibra de carbono e titânio;
era guiado por um joystick que se parece muito com um controle de videogame;
movia-se a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) e é impulsionado por quatro propulsores;
podia levar até cinco pessoas;
e não era autônomo, como um submarino de grande porte, razão pela qual precisou ser carregado na superfície do mar por 643 km até a região da descida.
Imagem sem data do Titan, o submarino que sumiu no oceano
OceanGate Expeditions/Reuters
VÍDEOS: mais assistidos do g1

do G1



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/06/22/equipes-de-buscas-por-submarino-comecarao-a-ser-desmobilizadas-diz-guarda-costeira-dos-eua.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.