Mato Grosso em Foco Publicidade 1200x90
30/06/2023 às 15h34min - Atualizada em 30/06/2023 às 15h34min

Governo de MT inicia ações de combate aos incêndios florestais; “Estamos em alerta 24h por dia”, afirma comandante

Durante o período proibitivo do uso do fogo, corporação reforça efetivo com mais equipes e brigadistas

https://www.secom.mt.gov.br/w/governo-de-mt-inicia-a%C3%A7%C3%B5es-de-combate-aos-inc%C3%AAndios-florestais-estamos-em-alerta-24h-por-dia-afirma-comandante

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) deu início, nesta sexta-feira (30.06), à Fase de Resposta da Temporada de Incêndios Florestais. A etapa é marcada pelo reforço de equipes de bombeiros e brigadistas em todo o Estado para garantir ações mais eficientes de combate ao fogo.

“Contamos com uma sala de situação, centralizada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), onde os especialistas estarão monitorando e acionando os bombeiros para combater o fogo. Nesse período, contamos também com o reforço dos instrumentos de respostas, distribuídos em todo Estado”, destacou o comandante-geral adjunto e chefe de Estado Maior, coronel Ricardo Costa, durante a cerimônia de lançamento da fase.


“O uso irregular do fogo é um crime ambiental. Qualquer cidadão que for identificado, será penalizado. A partir de 1º de julho, vamos ficar em alerta 24 horas por dia, monitorando in loco e nas salas de situação espalhadas pelo Estado os focos de calor, a fim de combater os incêndios florestais e proteger a fauna e flora mato-grossense”, afirmou o comandante do BEA, tenente-coronel Marco Aires.

As ações de combate aos crimes ambientais em 2023 recebem o investimento de R$ 77,4 milhões, dos quais cerca de R$ 38 milhões são destinados exclusivamente para o combate ao fogo. O montante permite a contratação temporária de brigadistas, locação de quatro aeronaves, custeio das operações de respostas e fiscalização em campo, bem como a aquisição de equipamentos permanentes, consumo e serviços necessários às equipes.

“Ano a ano a gestão Mauro Mendes tem investido significativamente no combate de crimes ambientais. Nós, que estamos na linha de frente desse trabalho, precisamos reconhecer que conseguimos melhorar nossa capacidade de combate ao fogo devido aos investimentos que esse Governo tem feito. Investimos muito em tecnologia para que possamos monitorar os incêndios florestais desde o início, evitando que se tornem um evento de grandes proporções”, observou o secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Alex Marega, que também é presidente do Comitê Estadual de Gestão do Fogo.

POTIF

O Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) prevê a implantação de 81 instrumentos de resposta, composto por 25 unidades do Corpo de Bombeiros, 29 Brigadas Estaduais Mistas, 17 Brigadas Municipais Mistas, sete Bases Descentralizadas Bombeiro Militar e quatro Equipes de Intervenção e Apoio Operacional. 

Os instrumentos de resposta serão distribuídos em 60 municípios de Mato Grosso, conforme um estudo dos focos de calor monitorados via satélite pelas equipes dos Comandos Regionais e Batalhão de Emergências Ambientais, subordinadas à Diretoria Operacional.

Período proibitivo

A Fase de Resposta é realizada durante todo o período proibitivo do uso do fogo em todo o território mato-grossense. O período se inicia neste sábado (1º.07) e se estende até o próximo dia 31 de outubro, conforme o decreto nº 259/2023.

O decreto declara situação de emergência ambiental entre maio e novembro, o que possibilita a mobilização de esforços governamentais para a prevenção e combate aos incêndios, e as contratações e aquisições necessárias ao período de alto risco de incêndios florestais.

Conforme o documento, foram consideradas as condições climáticas do período, com previsão de estiagem, altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e intensos ventos, que favorecem ocorrências de incêndios florestais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.