Mato Grosso em Foco Publicidade 1200x90
02/07/2023 às 15h59min - Atualizada em 03/07/2023 às 00h03min

Mourão: Proposta de reforma tributária fere pacto federativo e governadores e prefeitos reagem

Ele defendeu a criação de legislação única e, sobre pacto federativo, sugeriu contrariedade à criação de um Conselho Federativo que controle a arrecadação

Infomoney
https://www.infomoney.com.br/politica/mourao-proposta-de-reforma-tributaria-fere-pacto-federativo-e-governadores-e-prefeitos-reagem/

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse neste sábado, 1º, que a proposta de reforma tributária em discussão no Congresso Nacional fere o pacto federativo e pode condenar o principal objetivo, de simplificação dos tributos via legislação única.

Mourão defendeu a criação de uma legislação única e, ao mencionar o pacto federativo, sugeriu contrariedade à criação de um Conselho Federativo que controle a arrecadação no lugar de estados e municípios. Ele fez os comentários em entrevista ao jornalista Roberto D’Avila, na GloboNews.

“É um assunto que, na minha visão, rompe o pacto federativo. Nós estamos vendo reações de governadores, dos prefeitos das grandes cidades. E qual é o problema central? A pergunta é sempre a seguinte: qual é o problema que nós temos que resolver? Nós temos um sistema tributário que é complicado e caro. Então vamos simplificar. Hoje cada estado tem uma legislação para o ICMS e cada município tem uma legislação para o ISS. Então acho que a grande coisa é criar uma legislação única. Na primeira parte resolvemos isso, e depois vamos avançar para questões posteriores”, disse.

O senador, que foi vice-presidente da República de Jair Bolsonaro (PL), disse ver a questão com “apreensão”, por não estar sendo discutida no Congresso de “forma ordenada”.

“Acho que vamos ter uma discussão muito grande, da forma que isso está colocado, e não vamos chegar a lugar nenhum. Não vamos resolver o problema que a gente quer resolver. Nunca aquele aforisma ‘o ótimo é inimigo do bom’ foi tão verdadeiro”, continuou.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.