A partir da próxima quarta-feira (9), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso passará a ter duas deputadas na mesma legislatura. Sheila Klener (PSDB) irá se juntar a Janaina Riva (MDB) e outros 22 parlamentares homens durante a licença de Carlos Avallone (PSDB).
Ao portal RDNews , Sheila falou sobre a importância de ocupar o cargo e servir de “inspiração” para que meninas e mulheres vislumbrem ocuparem cargos na política.
“As minhas expectativas são as melhores possíveis. Assumir esta vaga coroa um trabalho de anos, feito com muito carinho e dedicação em todo o estado. Ser mais uma mulher a ocupar uma cadeira na ALMT, a 14ª da história de Mato Grosso, faz com que mulheres e meninas ampliem seus horizontes e vislumbrem novas possibilidades de participação política e social. Isso se torna ainda mais especial, tendo em vista que estamos no Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher”, disse Sheila.
A última vez que o Legislativo mato-grossense teve duas mulheres na mesma legislatura foi em 2016, quando a ex-prefeita de Alta Floresta Maria Isaura (PDT) assumiu cadeira por 121 dias e legislou junto com Janaina Riva. Ela ocupou a vaga do então deputado estadual Zeca Viana, ex-PDT, hoje Podemos. Antes disso, a última vez que duas mulheres foram companheiras de legislatura foi com as ex-deputadas estaduais Luciane Bezerra (PSB) e Teté Bezerra (MDB). Ambas encerraram os mandatos em 2014.
Historicamente, Mato Grosso sempre teve baixa representatividade feminina na política. Junto à Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Goiás, a representatividade feminina em Mato Grosso ficou abaixo de 10% nas eleições de 2022. Sendo a Janaina Riva única mulher eleita no Estado.
Já na Câmara dos Deputados, a bancada mato-grossense é composta, pela primeira vez na história com equidade de gênero. Dos oito deputados federais, quatro são mulheres. São elas: Amália Barros (PL), Coronel Fernanda (PL), Gisela Simona (União Brasil) e Flavinha (MDB).
Em todo o país, de um total de 513 cadeiras, somente 91 mulheres foram eleitas deputadas federais, nas eleições do ano passado.