01/03/2023 às 11h54min - Atualizada em 02/03/2023 às 00h02min

Após choque de trens, ministro dos Transportes da Grécia pede demissão

Kostas Karamanlis disse assumir responsabilidade pelo acidente. Trem de passageiros e de carga bateram de frente na região de Larissa, no centro da Grécia, matando 36 pessoas. Governo investiga por que os dois veículos trafegavam no mesmo trilho.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/01/apos-choque-de-trens-ministro-dos-transportes-da-grecia-pede-demissao.ghtml


Kostas Karamanlis disse assumir responsabilidade pelo acidente. Trem de passageiros e de carga bateram de frente na região de Larissa, no centro da Grécia, matando 36 pessoas. Governo investiga por que os dois veículos trafegavam no mesmo trilho. Drone mostra acidente de trens no leste da Grécia
Após o violento choque entre dois trens na Grécia na noite de terça-feira (28), que deixou 36 mortos, o ministro dos Transportes do país, Kostas Karamanlis, pediu demissão nesta quarta-feira (1º).
Os dois trens - um de passageiros e outro de carga - trafegavam na mesma via em sentidos contrários. O governo abriu uma investigação para apurar os responsáveis pela falha na coordenação das rotas e já prendeu o chefe da estação de Larissa, de onde partiu o trem de passageiros.

Mas Karamanlis disse assumir a responsabilidade pelas "falhas de longa data" do estado grego na malha ferroviária.
Há cinco anos, a Grécia vendeu sua operadora ferroviária, a Trainose, para a estatal italiana Ferrovie dello Stato Italiane, com a promessa de modernizar os trilhos e os trens.
A expectativa era de que centenas de milhões de euros fossem investidos em infraestrutura ferroviária no país com a venda, que foi também parte do programa de resgate internacional ao que Atenas teve de recorrer durante a crise financeira que atingiu fortemente a Europa em 2008.
A modernização, no entanto, nunca saiu do papel, e usuários dos trens gregos se queixavam constantemente de infra-estrutura precária e falhas e atrasos.
Em comunicado emitido nesta quarta, Karamanlis afirmou que apresentar sua demissão é "o mínimo para honar a memória das vítimas" do acidente.
Imagem aérea mostra trem de passageiros após choque com trem de carga na Grécia, em 28 de fevereiro de 2023.
Vaggelis Kousioras/ AP
O acidente
Dois trens - um de passageiros e outro de carga - colidiram de frente perto de Larissa, na região central da Grécia, na noite de terça-feira (28);
Até o último balanço, divulgado na manhã de quarta (1º), 36 pessoas haviam morrido, e outras 80 ficaram feridas;
O de passageiros havia acabado de sair de um túnel;
O choque foi tão forte que os vagões frontais pegaram fogo na hora;
Segundo um porta-voz dos bombeiros, a temperatura dentro do vagão chegou a 1300°C com a explosão - o que dificultará o trabalho de identificação das vítimas;
Outro vagão ficou de lado em relação ao resto do trem destruído;
Até a tarde de quarta-feira, bombeiros ainda buscavam por sobreviventes.

do G1



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/01/apos-choque-de-trens-ministro-dos-transportes-da-grecia-pede-demissao.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.