31/08/2023 às 10h19min - Atualizada em 31/08/2023 às 11h50min

Lúdio confirma pré-candidatura a prefeito de Cuiabá

Se confirmada a candidatura, Lúdio disputará o comando da cidade pela segunda vez

https://www.rdnews.com.br/eleicoes-2024/ludio-confirma-pre-candidatura-a-prefeito-e-precisa-vencer-disputa-interna-no-pt/180935

 O deputado estadual Lúdio Cabral (PT)  assumiu, oficialmente, pré-candidatura a prefeito de Cuiabá. Tomada ontem  (30) à noite,  após  plenária com seu grupo político, a decisão foi anunciada em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (31).

Lúdio decidiu ser pré-candidato após receber aval de mais de  100 lideranças de todo Mato Grosso, das diversas correntes internas do PT.  Além disso, recebeu sinal verde dos presidentes do partido em Mato Grosso e Cuiabá, Bob Almeida e deputado estadual Valdir Barranco, respectivamente.


“Depois de todo um processo de diálogo com as lideranças nacionais do PT, todo um processo de diálogo com a direção do PT aqui em Cuiabá, um diálogo com a direção estadual do PT em Mato Grosso e de uma reunião que eu fiz ontem à noite com todo os coletivos do Estado, uma reunião muito produtiva, nós finalmente amadurecemos nossa decisão. A partir de hoje, eu sou pré-candidato a prefeito de Cuiabá pelo Partido dos Trabalhadores. É uma decisão coletiva, amadurecida coletivamente. Agora inicio etapa de consolidar essa decisão nas instâncias partidárias, no diálogo com os partidos que estão no nosso arco de alianças nacional”, disse Lúdio em coletiva de imprensa.

O anúncio oficial de pré-candidatura não garante Lúdio na disputa eleitoral em 2024. Internamente, precisará vencer a ex-deputada federal e hoje diretora-executiva da  Conab Rosa Neide.
No início do ano, Rosa Neide    transferiu o domicilio eleitoral de Diamantino para Cuiabá, com objetivo de disputar a Prefeitura da Capital.

Em outubro, o PT define entre Lúdio e Rosa Neide que será o nome do partido para majoritária da Capital em 2024.

Além disso, Lúdio precisa ser escolhido pela Federal Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV. Ocorre que o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), também é pré-candidato e pretende disputar a indicação junto aos partidos federados.

Contrário à antecipação do debate eleitoral, Lúdio queria anunciar a decisão somente em 2024. No entanto, resolução da direção nacional do PT determina que os pré-candidatos da sigla sejam definidos até outubro deste ano, justamente para possibilitar o debate interno e com a Federação.

Os motivos apontados para antecipação do debate eleitoral são a necessidade de defender o governo do presidente da República Lula (PT) e a polarização com o bolsonarismo, que chegou no ápice em 2022. 
 “O processo eleitoral de 2024, em função de toda conjuntura, de todas as ações em vem sendo implementadas pelo Governo Lula, de toda a tensão decorrente da disputa polarizada em 2022, o processo eleitoral na prática se antecipou”, completou o petista. 

 Antes de oficializar a decisão,  Lúdio esteve em Brasília  com a presidente nacional do PT, deputada federal  Gleisi Hoffmann (PR), deputado federal Henrique Fontana (RS) e dirigentes Gleide Andrade e Romenio Pereira.  Todos  compõem o Grupo de Trabalho Eleitoral do partido.  

Além disso, Lúdio se reuniu com os ministros petistas  Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Wellington Dias ( Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).  Dirigentes do PT como Olavo Noleto e Gilberto Carvalho também estiveram nas agendas.

Em Brasília, Lúdio também se encontrou com o ministro da  Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro (PSD). Além das pautas institucionais, que inclui evento do Governo Federal em Mato Grosso no mês de setembro, debateram possibilidade de aliança com o PSD  nas próximas eleições.

Trajetória
Lúdio é médico sanitarista e começou a trajetória política no movimento estudantil. Foi diretor do Sindimed e vereador na Capital por dois mandatos, entre 2005 e 2012.

Em 2012, disputa a Prefeitura de Cuiabá e foi derrotado em segundo turno pelo hoje governador Mauro Mendes (União Brasil).

Já em 2014, concorreu a governador contra Pedro Taques (hoje sem partido). Ficou em segundo lugar, mas não passou do primeiro turno.

Nas duas disputas, teve apoio do MDB e do ex-governador Silval Barbosa.

Agora, está no segundo mandato de deputado estadual. Em 2018, foi eleito com  22.701 votos. No ano passado,   foi reeleito para a Assembleia Legislativa com  47.533 votos, sendo  22.356 somente em Cuiabá. Com isso, foi o parlamentar mais bem votado na Capital. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.