06/03/2023 às 11h09min - Atualizada em 07/03/2023 às 00h36min

Em ligação, Lula e rei Charles III devem discutir mudanças climáticas e viagem do presidente ao Reino Unido

Telefonema está agendado para a tarde desta segunda (6) e deve incluir convite formal para que Lula vá à coroação de Charles III, marcada para maio.

G1
https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/03/06/em-ligacao-lula-e-rei-charles-iii-devem-discutir-mudancas-climaticas-e-viagem-do-presidente-ao-reino-unido.ghtml

Telefonema está agendado para a tarde desta segunda (6) e deve incluir convite formal para que Lula vá à coroação de Charles III, marcada para maio. Coroação e preservação da Amazônia devem ser debatidos em conversa entre Rei Charles III e presidente Lula 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o rei Charles III têm um telefonema agendado para a tarde desta segunda-feira (6).
O g1 apurou junto a integrantes dos dois governos que, no telefonema, os dois conversarão sobre alguns temas, entre os quais mudanças climáticas - assunto considerado importante pelos governos dos dois países.

Lula, por exemplo, tem dito que o Brasil tentará liderar as ações globais contra o aquecimento global.
Charles, por sua vez, desde que era príncipe, já afirmava ser necessário combater as mudanças climáticas para preservar o planeta Terra para as próximas gerações.
'Conversa vai ser pautada pela questão ambiental', diz Valdo Cruz sobre ligação de rei Charles III a Lula
Além das questões climáticas, na ligação, o rei deverá convidar Lula a participar da coroação – um dos momentos mais solenes que envolvem a realeza britânica.
A coroação de Charles III está marcada pra 6 de maio na Abadia de Westminster, em Londres.
Charles é rei desde o ano passado, porém receberá a coroa oito meses depois da morte da mãe, a rainha Elizabeth II. A rainha de 96 anos morreu em setembro de 2022, após um reinado de 70 anos.
Coroação de Rei Charles III terá cortejo, show no castelo e almoço comunitário
Lula e Charles III
Lula e Charles não têm um encontro oficial desde 2009, quando o então príncipe de Gales esteve em Brasília. Os dois se reuniram no Palácio do Planalto.
Na posse de Lula como presidente, em janeiro deste ano, a embaixadora britânica Stephanie Al-Qaq entregou uma carta na qual o rei felicitou Lula, destacou a "amizade calorosa" entre Brasil e Reino Unido e citou a necessidade de estimular o desenvolvimento sustentável e enfrentar as mudanças climáticas.

do G1



Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/03/06/em-ligacao-lula-e-rei-charles-iii-devem-discutir-mudancas-climaticas-e-viagem-do-presidente-ao-reino-unido.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.