Mato Grosso em Foco Publicidade 1200x90
18/09/2024 às 20h38min - Atualizada em 19/09/2024 às 00h01min

Rafaela Fávaro divulga nota de repúdio contra Abílio

RDNews
https://www.rdnews.com.br/executivo/desrespeitoso-e-machista-afirma-rafaela-sobre-atitude-de-abilio-confira/199584


A candidata a vice-prefeita de  Cuiabá, Rafaela Fávaro (PSD), divulgou uma nota de repúdio contra o candidato a prefeito Abilio Brunini (PL)  e condenou  a forma como o adversário tratou a jornalista Camila Piacenti durante   entrevista concedida à Rádio Capital nesta quarta-feira (18).  Na publicação,  disse que o comportamento de Abilio foi “grosseiro, desrespeitoso e machista” e que a forma como ele tratou Camilia “é inaceitável”. 
“Não é a primeira vez que Abílio adota essa postura violenta e desprezível contra mulheres, o que já tem sido registrado desde a campanha de 2020 e em sua atuação na Câmara dos Deputados. Não podemos tolerar que figuras públicas usem de sua posição para intimidar e atacar profissionais de imprensa, muito menos quando esses ataques são direcionados a mulheres”, diz trecho da nota de Rafaela Fávaro que é jornalista, presidente do PSD Mulher de MT e compõe chapa com o candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT).


Jacques Gosch/Rdnews

Esse é o  segundo ataque de Abilio contra   jornalista  somente nesta quarta-feira (18). No início da manhã, o candidato do PL  se descontrolou  durante uma entrevista no Jornal da Cultura, ofendendo  o jornalista Antero Paes de Barros por diversos momentos. Além disso,   desrespeitou  a história política do ex-senador e negado a ditadura militar  entre os anos de 1964 e 1984.
Frases como: “Puxa-saco do Botelho”, “Cabo eleitoral do Botelho”, “Pessoas como você que fazem defesa de um candidato”  foram ditas por Abilio para desqualificar Antero. Além disso, o candidato do PL chegou a mentir que Valdemar da Costa Neto não é o presidente nacional do PL, assim como tentou negar a votação para soltar Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle Franco.
Acusou jornalista de “criar narrativas”
Na entrevista na Rádio Capital, Camila Piacenti questiona Abilio se ele não teria medo de se tornar um “Pedro Taques”, que fez uma campanha em defesa da moralidade e com uma bandeira de acabar com a corrupção, mas que “não deu muito certo”. Isso se deu devido  a operações contra sua gestão e o escândalo da Grampolândia Pantaneira.
Em resposta, Abilio  foi ríspido e disse que não e rebateu a jornalista perguntando se ele teria medo de acabar como algum outro jornalista corrupto. “Eu não sou o Pedro Taques. Você teria medo de acabar como algum outro jornalista corrupto? Não, você não é uma jornalista corrupta. Não é verdade?” 
Camila Piacenti acrescentou que o modus operandi entre Taques e Abilio seria o mesmo ao que o candidato questionou novamente se a jornalista não teria medo de apoiar Eduardo Botelho (União Brasil ) tal qual o ex-governador Silval Barbosa.
Abilio disse ainda que a responsabilidade de Camila Piacenti seria a mesma que a dele e a jornalista disse que era de todo eleitor. “Não, mas você é mais do que só uma eleitora. Você é uma formadora de opinião. E como formadora de opinião, ao distorcer a realidade ou criar narrativas, se cria uma distorção do que realmente é”, disparou, sendo interrompido pela jornalista que afirmou não estar fazendo isso. 
O candidato do PL  ainda “brincou” sarcasticamente com o nome do programa de entrevistas. “Entre aspas a gente tá fazendo uma entrevista. Entre elas [nome do programa] estamos fazendo uma entrevista, mas eu acompanho o programa, por diversas vezes, e eu vejo qual é o direcionamento do programa (...) e cria narrativas e narrativas nesse programa que, às vezes, eu até apelido que é programa do Botelho”.
Abilio chegou a citar sobre não terem divulgado pesquisas, ao que Camila afirmou que não estava citando nenhuma pesquisa naquele momento, mas quando o fazia, sempre lia de todos os candidatos. “Até porque, de acordo com a Justiça Eleitoral, a gente tem que dar o número da pesquisa, tudo certinho. Então não vamos transformar isso nesse palanque”, disse Camila Piacenti,  que afirmou apenas ter feito uma pergunta e que gostaria de manter o diálogo dizendo que nunca deixou de respeitá-lo. 

 Leia, abaixo, a íntegra da nota: 
Como mulher, jornalista, candidata a vice-prefeita de Cuiabá e defensora do respeito e da dignidade, venho a público expressar meu total repúdio à forma como o candidato Abílio Brunini, do PL, tratou a jornalista Camila Piacenti durante a entrevista concedida à Rádio Capital nesta quarta-feira. 
O comportamento grosseiro, desrespeitoso e machista com que ele a tratou é inaceitável. Não é a primeira vez que Abílio adota essa postura violenta e desprezível contra mulheres, o que já tem sido registrado desde a campanha de 2020 e em sua atuação na Câmara dos Deputados. Não podemos tolerar que figuras públicas usem de sua posição para intimidar e atacar profissionais de imprensa, muito menos quando esses ataques são direcionados a mulheres.
Abílio mostrou, mais uma vez, o que pensa sobre o papel das mulheres: ele as silencia, diminui e trata com total desrespeito. Isso não é apenas uma ofensa à Camila Piacenti, mas a todas as mulheres que batalham diariamente por seu espaço em uma sociedade ainda marcada por atitudes misóginas e abusivas como a dele.
Rafaela Fávaro
Presidente do PSD Mulher de MT e candidata a vice-prefeita de Cuiabá DESRESPEITOU JORNALISTA Desrespeitoso e machista, afirma Rafaela sobre atitude de Abilio - confira Desrespeitoso e machista, afirma Rafaela sobre atitude de Abilio - veja

Fonte: https://www.rdnews.com.br/executivo/desrespeitoso-e-machista-afirma-rafaela-sobre-atitude-de-abilio-confira/199584


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.