Mato Grosso em Foco Publicidade 1200x90
16/03/2023 às 14h38min - Atualizada em 17/03/2023 às 00h03min

Polônia enviará 4 caças MiG-29 à Ucrânia nos próximos dias

País tem incentivado aliados da Otan a fornecer armamento pesado à Ucrânia. Polônia será o primeiro país ocidental a entregar jatos de guerra às tropas ucranianas.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/16/polonia-enviara-4-cacas-mig-29-a-ucrania-nos-proximos-dias.ghtml


País tem incentivado aliados da Otan a fornecer armamento pesado à Ucrânia. Polônia será o primeiro país ocidental a entregar jatos de guerra às tropas ucranianas. Uma aeronave MiG-29 da Força Aérea Polonesa dispara sinalizadores durante uma apresentação em 24 de agosto de 2013
REUTERS/Kacper Pempel
A Polônia enviará à Ucrânia 4 caças MiG-29 nos próximos dias, disse o presidente polonês Andrzej Duda nesta quinta-feira (16), tornando-se o primeiro dos aliados ocidentais a fornecer tais aeronaves.

Um dos mais ferrenhos apoiadores da Ucrânia, o governo polonês assumiu um papel de liderança ao persuadir aliados a fornecer armamento pesado à Ucrânia.
"Em primeiro lugar, literalmente nos próximos dias, entregaremos, até onde me lembro, quatro aeronaves à Ucrânia em pleno funcionamento", disse Duda em entrevista coletiva. "O resto está sendo preparado, atendido."
Duda disse que a Polônia tinha cerca de 10 a 20 jatos MiG 29.
Na terça-feira, o primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, havia dito que as entregas poderiam ser feitas em quatro a seis semanas.
Os aliados da Otan no antigo leste comunista, como Polônia e Eslováquia, têm sido apoiadores da Ucrânia desde que a Rússia invadiu a país em 24 de fevereiro de 2022.
A Eslováquia também está considerando enviar jatos MiG-29 para a Ucrânia, mas ainda não chegou a uma decisão.
A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, disse nesta quinta-feira que o debate sobre o envio de caças do país está em andamento. "Isso é algo que estamos discutindo no grupo de países aliados. É um grande desejo da Ucrânia", disse ela.
A Polônia já enviou 14 tanques Leopard 2 de fabricação alemã para a Ucrânia.
Os caças MiG-29 são aeronaves de origem soviética, projetadas para o combate aéreo e usadas desde 1983.
Um caça MiG-29 da Força Aérea da Eslováquia durante um show aéreo em 27 de agosto de 2022
Petr David Josek/AP
1 ano de guerra na Ucrânia: entenda as 4 fases do conflito

do G1



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/16/polonia-enviara-4-cacas-mig-29-a-ucrania-nos-proximos-dias.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.