Mato Grosso em Foco Publicidade 1200x90
20/03/2023 às 21h37min - Atualizada em 21/03/2023 às 00h03min

EUA afirmam que há assassinatos arbitrários e tortura na Nicarágua

O relatório de direitos humanos do Departamento de Estado de 2022 apontou para 'numerosos relatos de que o governo ou seus agentes cometeram assassinatos arbitrários ou ilegais'.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/20/eua-afirmam-que-ha-assassinatos-arbitrarios-e-tortura-na-nicaragua.ghtml


O relatório de direitos humanos do Departamento de Estado de 2022 apontou para 'numerosos relatos de que o governo ou seus agentes cometeram assassinatos arbitrários ou ilegais'. Brasil se oferece para acolher dissidentes da Nicarágua que tiveram nacionalidade retirada por governo
O Departamento de Estado dos Estados Unidos (esse órgão tem as mesmas funções de um ministério de relações exteriores) divulgou um relatório anual de direitos humanos nesta segunda-feira (20) no qual afirma que há relatos confiáveis ​​de que na Nicarágua há assassinatos arbitrários, prisões e tortura, assim como condições duras e de risco de vida nas prisões do país.
O regime do presidente Daniel Ortega tem se tornado cada vez mais autoritário, e há repressão a dissidentes pelas forças de segurança e judiciais sob controle do governo.

No mês passado, mais de 200 pessoas que eram críticas ao governo foram expulsas do país.
O relatório de direitos humanos do Departamento de Estado de 2022 apontou para "numerosos relatos de que o governo ou seus agentes cometeram assassinatos arbitrários ou ilegais".
Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, em discurso exibido na televisão no dia 9 de fevereiro de 2023
CANAL 6 NICARAGUA / AFP
A assessoria de imprensa de Ortega não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
O relatório descreveu as condições das prisões nicaraguenses como potencialmente "ameaçadoras à vida", citando superlotação, falta de saneamento e atendimento médico,  além de violência entre os presos.

do G1



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/20/eua-afirmam-que-ha-assassinatos-arbitrarios-e-tortura-na-nicaragua.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://matogrossoemfoco.com.br/.